Utilitarismo, valor utilidade, princípio da utilidade marginal decrescente;

O Utilitarismo é uma expressão que ficou conhecida através do filósofo Jeremy Bentham porém, sua ideia foi originalmente usada por Stuart Mill. O utilitarismo tem como objetivo alcançar a extrema felicidade, mas não individual e sim coletiva. Na economia, esta doutrina se baseia na ideia de que uma ação só pode ser concretizada se o benefício for coletivo. Entretanto, o utilitarismo não se restringe apenas a economia, mas também aos aspectos políticos e sociais. Esta escola filosófica também pode ser chamada de Radicalismo Filosófico pois, busca também transformar a sociedade. Embora sejam os dois fundamentalistas dessa expressão, Jeremy Bentham e Stuart Mill divergem alguns conceitos do utilitarismo. Jeremy tinha uma visão quantificada das ações, buscando maior prazer. Enquanto isso, Stuart acreditava tanto na quantidade de prazer, quanto na sua qualidade, explorando um maior número de prazeres e mais valorosos.

O valor utilidade é uma teoria que defende o que o produto pode proporcionar ao comprador. Desse modo, o valor é atribuído ao quanto essa mercadoria pode satisfazer o indivíduo, independentemente do seu preço e de quanto foi necessário para sua produção. Assim, uma compra depende muito da preferência do consumidor, o que gera uma satisfação a um indivíduo pode não proporcionar a mesma sensação a outro, mesmo que tenham uma renda similar. Um Exemplo que pode ser usado é: será que um indivíduo que reside no Nordeste pagaria o mesmo preço por um aquecedor de ambiente do que um morador do Sul está disposto a pagar?

Uma outra teoria que é diretamente ligada as duas já apresentadas é a teoria da utilidade marginal decrescente. Esta, por sua vez, relata que quanto mais se consumimos um produto, menor passa a ser sua utilidade para nós, já que o prazer de usar essa mercadoria já foi “absorvido”. Um exemplo muito simples que podemos citar é um copo cheio de água para matar a sede, o primeiro é muito satisfatório, o segunda já não traz uma utilidade tão grande e o terceiro é rejeitado, já que o prazer fora saciado pelo primeiro e pelo segundo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s