Elasticidade dos preços

A sensibilidade que a demanda de cada produto tem em relação ao seu preço ou à renda do consumidor é chamada de elasticidade. O conceito de elasticidade é uma informação bastante útil tanto para as empresas se posicionarem quanto aos aumentos/reduções de seus preços, quanto para a administração pública.

A elasticidade-preço da oferta é útil para verificar o quão sensível o fornecimento de um bem apresenta-se diante de uma mudança de preço: quanto maior a elasticidade-preço, os produtores e vendedores mais sensíveis estão às mudanças de preço. Um cenário de elasticidade-preço elevado sugere que quando o preço de um determinado bem sobe, os vendedores irão fornecer uma quantidade bem menor do bem que produzem; quando o preço do mesmo bem cai, os vendedores passarão a ofertar quantidades bastantes superiores do mesmo bem. Se a elasticidade-preço for muito baixa, a situação será exatamente oposta, ou seja, que as mudanças nos preços exercem pouca influência sobre a oferta.

Existem 3 maneiras das variáveis serem apresentadas de acordo com seu comportamento, sendo elas:

1 – oferta unitária – a elasticidade-preço da oferta unitária (igual a 1) quando a uma variação de 1% no preço, corresponde a uma variação de 1% na quantidade oferecida.

2 – oferta rígida – ocorre oferta rígida quando a uma variação de 1% no preço corresponde uma variação inferior a 1% na quantidade oferecida.

3 – oferta elástica – verifica-se uma situação de oferta elástica quando a uma variação de 1% no preço correspondente a uma variação superior a 1% na quantidade oferecida.

Simplificando, isso significa que, respectivamente:

1 –   EPO = 1, ou seja, é unitária

2 –   EPO < 1, ou seja, é rígida ou inelástica

3 –   EPO > 1, ou seja, é elástica

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s