Utilidade Marginal ; Paradoxo da água e do diamante

“Porque o diamante é muito mais caro do que a água, sendo que ela é indispensável e essencial para nós?” Essa é uma comparação para melhor explicar sobre a utilidade marginal.

Quando estamos com sede o primeiro copo de água terá grande utilidade (satisfação) mas a medida que vamos tomando mais água já estamos nos saciando e a utilidade acrescida por cada copo a mais vai decrescendo até chegar um ponto em que estando saciado não pensa em consumir mais.

Já diamantes, objetos raros e desejados, tem sua utilidade marginal muito grande.

Comparando o preço de ambos entendemos melhor. A água dada sua abundância, e pequena utilidade marginal, é muito barata, já o diamante dado a satisfação e prazer que concede, e pela sua raridade, tem grande demanda consequentemente altíssimos preços.

Para os marginalistas não é a utilidade total que importa mas sim a satisfação acrescentada a partir do momento que consumimos a próxima unidade.

Utilidade marginal: utilidade da última unidade consumida

“Não há nada de mais útil que a água, mas ela não pode quase nada comprar; dificilmente teria bens com os quais trocá-la. Um diamante, pelo contrário, quase não tem nenhum valor quanto ao seu uso, mas se encontrará frequentemente uma grande quantidade de outros bens com o qual trocá-lo.” Adam Smith

Para William Stanley Jevons (1835-1882) as mercadorias abundantes serão baratas, mesmo se forem essenciais à vida, pois, a utilidade marginal a cada acréscimo de unidade delas é pequena, já mercadorias escassas, serão caras, pois cada unidade adicional traz grande satisfação, dessa forma ele terá maior disposição para pagar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s