Afinal, o que é o PIB?

A sigla que estampa diariamente capas de jornais, revistas… revela o crescimento econômico de um país. O índice do Produto Interno Bruto é calculado mundialmente (veja o resultado do PIB 2013) e os economistas realizam cálculos a partir de dados fornecidos por órgãos como o IBGE.

Em 2014 no Brasil, as previsões para o PIB que começaram com a expectativa de alta de até 4%, foram reduzidas cerca de 13 vezes (até agora) indicando no final de agosto, crescimento de 0,7% na economia nacional. As quedas consecutivas refletem a instabilidade econômica do país, servindo de argumentos em campanhas políticas.

As principais críticas ao índice, dizem respeito sobre os parâmetros avaliados para obtenção de seus resultados.  O Brasil hoje é a 7º maior economia do mundo, de acordo com o PIB. Porém, na classificação no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) o Brasil está 46º lugar. Sabemos que a distribuição desigual de renda faz com que na mesma nação onde a produção agrícola representa quase 1/3 do PIB, muitas pessoas ainda passam fome.
O crescimento da economia nacional não implica no desenvolvimento da mesma, mas o desenvolvimento social (condições mínimas de saúde, moradia, alimentação) geram crescimento econômico.

pib1 pib2 pib3 pib4

Fonte:
http://g1.globo.com/economia/pib-o-que-e/platb/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s